
https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTR7vY36bWIkDELUjooYq_Bc6i7hSi-orbfFA&s
Nos anos de 1990 o universo da Caneta Tinteiro estava numa fase boa, à moda de usar canetas chiques estava em pleno vapor e os executivos gostavam de ostentar belos modelos em seus paletós, a recém-abertura do mercado brasileiro para produtos estrangeiros contribuiu para o fechamento da Parker Pen do Brasil no final de 1991.
Mas teve um aspecto positivo, pois permitiu que chegassem ao Brasil modelos que eram melhores em qualidade e acabamento que seus similares brasileiros, e o mercado de canetas foi impactado com isso.
E foi nesse ambiente que em 1995 chega ao Brasil a Parker Sonnet que era uma verdadeira obra de arte, ela possuía acabamentos nobres como a Laca chinesa, ouro e prata e sua pena com um ótimo sistema de abastecimento era fácil de ser substituída, utilizava cartucho e conversor e dispunha de vários modelos que conquistaram os adeptos da marca em pouco tempo.

A Foto acima retrata a beleza da Parker Sonnet e os detalhes de sua produção, a sua datação é possível graças a um código que misturava algarismos romanos e letras, neste caso “II T” significa que o modelo é do 2º trimestre de 1995, sendo umas das primeiras a circular no Brasil.
A Caneta Sonnet saiu numa época muito boa, a Parker não tinha mais a sua fabrica aqui no Brasil e os produtos eram todos importados pela abertura do mercado do Governo Collor, o uso das canetas tinteiro tinha voltado e as grandes marcas investiam em modelos de grande valor, e também em modelos populares, e a linha Sonnet era intermediaria e a Empresa caprichou na propaganda, os produtos eram muito bem acabados com penas em ouro, folheada em duas tonalidades, e também dourada e em aço.
A concha era muito bem construída e isso garantia um bom fluxo de tinta, assim a Sonnet ganhou um enorme espaço na ultima década do século passado, a Pena podia ser trocada com certa facilidade bastando desatarraxar ela da concha, e a assistência técnica funcionava bem e as graduações da pena eram abundantes, ela era uma caneta da Parker Francesa. Sua Propaganda ela muito bem feita e os catálogos até hoje são muitos elogiados pelos colecionadores.

A Parker Investiu em propaganda para divulgar o produto no Brasil, a estabilidade da moeda Real permitia uma segurança econômica e a empresa aproveitou, o modelo era apresentado numa linda coleção com diversos materiais de acabamento.
Principais Modelos de Sonnet – início dos anos de 1990


Em 1997 ela recebe o nome de Sonnet Original e agregava mais sete novos modelos estes com uma nova técnica de aplicação de camadas e finalizadas com laca.

No Inicio dos anos de 2000 o modelo foi sumindo de nossas lojas e Hoje é muito raro encontra-las devido a sua procura, ela é ainda é muito cobiçada pelos colecionadores. O Modelo ganhou muito valor na ultima década e hoje é copiada por fabricas da China, e isso serve de advertência para que não se anime quando vir uma Parker Sonnet ser anunciada muito barata em lojas on line ou feiras e leilões pode ser uma falsificada observe bem os detalhes, as fotos deste artigo são de um catálogo da Parker de Fevereiro de 1995 e outro de 1997 e os modelos de Sonnet conhecidos são esses descritos acima, pode ser que exista algum modelo não incluído no catalogo, recomendo olhar bem o sistema de datação no anel da tampa.
Espero ter ajudado você a conhecer um pouco mais essa marca de caneta fantástica que é a Parker e o modelo Sonnet, até breve.