
https://parkersheaffer.com/wp-content/uploads/Sheaffer%C2%B4S-1929-catalog-768×585.jpg
Na década de 1930 a Sheafer’s Lançou o modelo Balance que foi um marco na época pela qualidade da caneta e principalmente pelo seu aspecto futurístico. Em 1997 a Sheaffer’s teve a ousadia de lançar uma nova caneta com essa mesma aparência só que sem se preocupar em fazer ser uma extensão da anterior, ela teria seu momento próprio sem comparações. No universo das canetas isso é muito difícil, porque quando uma caneta sai com o mesmo nome de um modelo consagrado é sinônimo de tragédia, e a nova Sheaffer’s Balance agradou pela nostalgia, mas centrada com as necessidades dos anos 1990, ela era de um porte às vezes exagerado não combinava andar com ela no bolso da camisa devido ao seu clip ser a copia dos anos 30, onde as pessoas carregavam as canetas geralmente nos bolsos internos dos paletós, mas fora isso era uma volta no tempo com tudo de bom de um modelo novo como o sistema de conversor que permitia encher a caneta no vidro ou simplesmente usar os cartuchos Sheaffer’s , e o mais importante não apresentava defeitos pela excelente qualidade de seus componentes.

https://penhero.com/365_2010/SheafferBalanceJade80001.jpg
MODELO DO ANO 1997

https://www.fountainpennetwork.com/forum/uploads/imgs/fpn_1590337564__balance_2_-_jade_green_2.jpeg
A Caneta como tudo que é da Marca Sheaffer’s fazia logo ganhou seus admiradores que trataram de comprar todos os modelos da coleção que saiu em 4 cores marmorizadas com pena bicolor com a inscrição “Feather Touch” nas cores: Verde, Vermelho, âmbar e azul. Tínhamos ainda a com as Balance com cores sólidas e com sua pena em ouro com a Inscrição “LIFETIME”, Nas cores verde, azul e preto.
Como essa pagina é mais destinada aos novos adeptos da escrita com caneta tinteiro recomendo que procure com carinho obter este modelo para sua coleção.
A Marca Sheaffer’s caprichou também nas canetas Rollerball e nas esferográficas, que acompanhavam os modelos da Ballance, O seu clip era quase igual ao modelo original da década de 1930 e sua tampa era ainda ornada com dois anéis dourados para os modelos marmorizados e com um anel dourado mais largo para o modelo de cor sólida.
Outra coisa é o famoso ponto Branco a garantia para toda a vida do seu primeiro proprietário na parte alta da tampa, alguns preferem o termo: “White dot” para classificar a distinção de uma caneta Sheaffer’s. O Ponto Branco era ornamento em todas as Balance que saíram na década de 90, infelizmente tudo que é bom dura pouco, e a nova Balance sumiu de nossas lojas e prateleiras, acredito que escasseou mesmo em 2006 e hoje é somente comercializada em lojas especializadas, geralmente em segunda mão e mesmo assim são difíceis de ser encontradas, seu reinado foi cerca de 8 anos, mas deixou muitos admiradores.
O Antigo modelo merece uma página aqui nesse espaço e logo procurarei escrever um texto sobre as Canetas Balance dos anos 30, mas acredito que não dá para confundir uma com a outra, a Sheaffer’s teve essa preocupação fazer as duas serem parecidas, mas sem serem clones, cada uma tem sua personalidade, quando colocamos uma ao lado da outra é nítido a diferença, por que a primeira tem o sistema de enchimento de alavanca e uma numeração na pena, e no corpo estava escrito assim:
W.A. SHEAFFER’S PEN CO.
FORT MADISON-IOWA-USA
PAT’D-PAT PENDING
Essa inscrição ficava no corpo na posição contrária a alavanca de enchimento. No modelo de 1997 o corpo não tem inscrições e a sua pena se for bicolor tem os dizeres “Feather touch”, e se for à cor sólida, a pena é em ouro e está escrito “LIFETIME”.
Outra coisa que chama a atenção na Balance é que o modelo Marmorizado pela composição do seu material dá uma particularidade para cada caneta por causa de sua mescla de cores, isso faz cada modelo ser diferente do outro, são pequenas as diferenças, mas fazem uma enorme alegria, pois dá ao seu proprietário a posse de uma caneta exclusiva.
Teve também modelos Sheaffer’s Balance que foram de edições limitadas que saíram com o corpo marmorizado uma cor azul escura e no seu anel da tampa ao invés dos dois anéis característicos das canetas marmorizadas tinha somente um com a inscrição “MILLENNIUM”! Na frente da tampa.
Outro modelo Edição Especial que trazia no seu estojo um Vidro de Tinta comemorativo e ela era na cor marrom mesclando o azul e o ouro e tinha dois anéis em sua tampa, uma terceira edição limitada com as cores mescladas de verde, vermelho e ouro claro e está com somente 6000 unidades, foi oferecida, mas poucas chegaram ao Brasil.
A caneta Balance do final do século foi uma das ultimas produzida nos EUA e sua qualidade era excepcional, em 2004 começou o processo de encerramento da empresa naquele país e seu maquinário quando não destruído foi sendo levado para a China e Leste Europeu, em 2008 a Empresa fechou suas portas em Fort Madison, O Brasil ficou com uma parte do estoque final das Balances.
Eu Recomendo sua compra sempre que possível é uma caneta de grande expressão e tem uma escrita muito suave e a pena é de ótima qualidade.
Fotos dos modelos dos anos 90
Caneta Millennium

A Caneta Millennium com a pena Bicolor escrito “Feather touch” em sua pena e com sistema de cartucho ou conversor, a acompanhava um relógio de mesa e que era também um apoio para a caneta com uma medalha comemorativa no seu verso.


Modelos Marmorizados e com a pena Bicolor escrito Feather touch tinha o estojo especial e a combinação das cores Azul, marrom e ouro.

Modelo mais procurado pelos colecionadores limitada a 6000 produzidas em 1997, ela era acompanhada por um estojo de madeira nobre, um certificado e um vidro de tinta em edição especial.
Modelos Marmorizados e com a pena Bicolor escrito Feather touch


Disponíveis nas cores: Azul Cobalto, Verde jade, Vermelho Carmesim e Âmbar.
Modelos Lifetime ou Cores Clássicas
As Penas eram em ouro e gravado Lifetine e as suas cores eram sólidas


Disponíveis nas cores: Negro, Azul Marinho e Verde Floresta.
Importante destacar que esses modelos são maiores que as primeiras Balance da década de 1930 e todas as novas tem o Ponto Branco inclusive as Esferográficas e Rollerball, espero ter te ajudado a entender esse modelo tão especial de caneta, e logo escreverei sobre outros modelos de canetas que fazem a História dos instrumentos de Escrita.