
George Parker tinha outra profissão quando decidiu nas horas vagas consertar as canetas de seus conhecidos que quebrava constantemente, ele foi percebendo em muitos modelos os erros de projeção e construção, foi por isso que em 1888 ele resolveu abrir sua própria fabrica em Iowa e que em poucos anos se tornará um sucesso mundial a caneta Parker é quase que impossível uma pessoa não ter ouvido falar desta marca, ela criou grandes ícones e até hoje é o carro chefe de quase todos os colecionadores, seu grande destaque é a famosa Parker 51 lançada em 1939.

Essa caneta posso assegurar que foi o pontapé inicial para a maioria de nos colecionadores, lógico que a marca Parker teve antes vários modelos de sucesso e depois dela também, mas ela ficou e está até hoje no imaginário popular.
Ela foi produzida por quase 40 anos e teve basicamente dois modelos que são chamados de Vacumatic e o aerometric mas em termos de diversidades de cores e tampas são centenas de instrumento de escrita e eu acho que é isso que explica seu sucesso ela é fácil de achar mas instiga o apreciador a buscar novas variações

Na foto acima está apresentado os dois sistemas de enchimento da Parker 51 o primeiro modelo a esquerda é a Parker 51 vacumatic e a Parker 51 Aerometric uma era enchida pela parte de trás e a outra por uma barra lateral que permitia maior vazão de tinta.

Colecionar A Parker 51 exige paciência, mas é estimulante por que a caneta dá pouco trabalho é relativamente fácil sua manutenção, e sempre surge um modelo que se distingue dos outros pela tampa e acabamentos e ai é que o apreciador do modelo fica com o desejo de mais e mais. Tem até modelos feitos todo em ouro chegando a ter 18 gramas do precioso metal.

O modelo de ouro acima é conhecida pelos colecionadores como “carioquinha” por que o ourives que produzia a tampa e o corpo em ouro morava no Rio de Janeiro e ele tinha uma licença da Parker Pen para sua criação, A famosa carta testamento de Getúlio Vargas onde ele da os motivos para seu suicídio foi assinada por uma carioquinha.
Em 2002 a Parker relançou a 51, mas seu sistema de enchimento e a pena deixaram a desejar e logo ela foi retirada do mercado.

Atualmente temos a nova 51 que é produzida na França e teve uma boa aceitação no meio dos colecionadores apesar do preço ser muito superior aos modelos antigos encontrados em lojas especializadas.

A foto acima mostra algumas das novas canetas Parker “51” em sua nova versão.
O Modelo Parker 51 tem muito mais curiosidades para ser contada e nossa conversa continuará~aqui em outro momento quando falarei de modelos de 51 lançados em varios países pelo mundo.