
Quando você começa a colecionar canetas tinteiros é comum pessoas criticarem algumas marcas que a pessoa não tem afinidade, entendo isso como uma desculpa ou justificativa para não começar a se dedicar aquela marca, no caso da caneta Pilot não existe criticas ela é muito bem falada por fãs da Parker, Mont blanc e Sheaffers. A Pilot é uma caneta presente na nossa historia, a marca está aqui no Brasil desde 1954 e nunca desistiu do mercado brasileiro.
Ela produz uma infinidade de produtos de papelaria, mas sua fabricação de canetas e tintas deu ao publico em geral produtos de alta qualidade, os colecionadores apreciam as canetas Pilot, mas infelizmente elas ficaram sempre a sombra das grandes marcas dos EUA e da Europa aqui no mercado do Brasil.
HISTORIA
Ryosuke Namiki, foi o fundador da Pilot Corporation, como sempre aconteceu com os primeiros fabricantes ele notou a baixa qualidade das canetas e decidiu melhorar o produto era professor no Colégio da Marinha Mercante, em Tóquio.
Usando suas habilidades ele começa a desenvolver uma caneta de alta qualidade. Depois formou uma parceria com um de seus colegas o Senhor Masao Wada e juntos começaram a produzir e vender canetas em 1918.
Foi fundada a Namiki e logo a empresa demonstra uma grande preocupação com a qualidade de seu produto e contrata pessoas para cuidar especialmente de estudar melhores produtos e formas de fabricação das canetas que ganham fama pela sua qualidade.
Em 1938 a empresa muda o nome para PILOT Pen por que a paixão dos fundadores era o mar e o nome tem o significado de almirante, ou seja, o que lidera e foi assim que a caneta já na década de 30 possuía representações em Xangai e Nova York um verdadeiro sucesso de mercado lembrando que a segunda guerra estava para começar e esses dois países em questão a China e os EUA tinham desavenças com o País de Origem da PILOT que é Japão, aqui no Brasil a empresa esta atuando desde a década de 50.

A Caneta poderia ter chegado um pouco antes no Brasil, a propaganda é de 1939 e fazia de forma bem entusiástica, mas a guerra atrasou sua chegada.
A Caneta Pilot aqui no Brasil por causa da forte concorrência com as Marcas Americanas optou numa linha mais popular e escolar para não perder este mercado que na época era meio que desprezado pelas grandes marcas, e ela foi ficando com esse filão junto com a Compactor e Esterbrook, basta perceber pelas suas propagandas que o foco da empresa era para estudantes.
Agora a tinta Pilot podia tentar enfrentar as marcas maiores de igual para igual e em 1956 com apenas dois anos no Brasil lança a sua marca no mês de maio na Revista Cruzeiro

A Caneta Pilot nunca foi uma grande líder de vendas no Brasil, por que até mesmo no setor de canetas escolares ela tinha bastante concorrência, mas ela foi insistindo, mas muito pouco se conhece dos seus modelos iniciais por que as canetas tinteiro de linha escolar tem uma vida útil menor que uma caneta para o publico adulto, eu lembro muito bem quando comecei a colecionar canetas tinteiro e eu ia “garimpar” em lojas no centro da cidade os lojistas me ofereciam canetas Pilot com 20 anos de estoque e que estavam ainda lá para serem vendidas, muitas eu comprei e outras infelizmente deixei escapar e hoje ela é uma caneta muito cobiçada no mundo do colecionismo, o que ajudou a Pilot foi a Abertura do Mercado em 1991, isso permitiu a marca sepultar de vez essa imagem de caneta escolar e se tornar o que ela sempre foi, uma marca prestigiada com ótimos produtos e uma excelente qualidade.
Em 1989 a Empresa adotou o nome Pilot Corporation e passa a oferecer aqui no mercado brasileiro as suas melhores canetas e isso ajudou o brasileiro observar melhor essa marca que estava espremida no meio de outras marcas.

Hoje os colecionadores tem um novo olhar pelos modelos da Pilot mesmo as antigas, consideradas modelos escolares, mas com uma qualidade excepcional. Eu convido você a colocar a Marca Pilot como uma caneta colecionável e desejável, e tem muitas canetas aqui no Brasil, mas que são dignas de fazer parte de uma bela coleção.
ALGUNS MODELOS DA DÉCADA DE 1960

A Caneta Pilot Capless lançada em 1964 tinha um revolucionário sistema de enchimento e a Pena era Retrátil, ela se escondia com um click como as esferográficas e possuía vários acabamentos.

No Brasil era produzido o modelo 77 que possuía varias cores e foi à caneta mais comum entre os estudantes da época

Poucas Variações aconteciam especialmente no tamanho e largura do anel na Tampa e no clip ora niquelado ou dourado.

Aos poucos novas versões e acabamentos foram sendo lançados e agradava um publico fora de ambientes escolares.
Década de 1970

Os Modelos Ganham cores mais ricas e a Tampa e o corpo fica com um formato mais quadrado e ela ganha mais peso para ser mais ergométrica para a mão dos ocidentais.

Espero que este artigo tenha ajudado você a entender um pouco mais sobre o Universo da Caneta e suas marcas tão ricamente trabalhadas e desenvolvidas.
Não esgotei o assunto Caneta Pilot e espero em breve escrever sobre os modelos posteriores ao ano 2000 que são verdadeiras obras de arte! A Marca Pilot é hoje uma referencia no mundo sobre instrumentos de escrita, até breve.