Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

A HISTORIA DA PARKER 21

A Parker havia lançado em 1939 a Parker 51 e suas outras linhas de caneta ainda estavam em evidencias especialmente os modelos vacumatic, que eram alimentados por uma haste na parte traseira da caneta que impulsionava uma borracha e esta enchia a caneta por vácuo por isso a denominação vacumatic, acontece que a Parker no final dos anos 40 desenvolve uma nova forma de abastecer suas canetas batizado de sistema “aerometric”, e ai é que nasce a Querida Parker 21 uma caneta pensada para ser mais barata e acessível.

Ela foi lançada em 1948 por um valor de 5 dólares para ser uma opção para pessoas que não tinham dinheiro para comprar a tão sonhada “51” elas poderiam se contentar com a “21” um modelo feito para economizar, sua pena era cilíndrica igual a 51 mas não de ouro e sim a combinação de oito metais que a parker denominou de Octanium, sua tampa não era banhada a ouro como a 51, muito menos o clip a única semelhança entre as as duas em 1948 era o novo sistema de alimentação que era aerometric.

Mas o que chamava a atenção da 21 era o clip que não ostentava a famosa flecha que enfeitava as canetas da Parker, seu clip era afundado do centro denominado de cumieira invertida.

Até hoje é motivo de discussão entre os colecionadores qual a razão dessa forma tão “diferente” para o clip? Uns dizem  que era para não associar a marca a um modelo barato mas o nome da Marca está bem visível no anel polido na Tampa! Outros alegam que era para não deixar tão visível a marca caso a caneta não caísse no gosto popular, no entanto na mesma época começou a circular um outro clip com Cumieira igual aos telhados de casa e o clip encosta na tampa por uma bolinha instalada no terminal do clip.

Esse novo clip é do mesmo período  do anterior e outra diferença entre a Parker 21 e a Parker 51 era a seção da concha que é mais larga que o modelo 51, como observado na 1ª foto deste artigo. O modelo saiu de 1948 até 1955 com um enorme sucesso mas disponível somente em quatro cores: azul, vermelha, preta e verde, tinha também com a tampa toda dourada mas não tão bem trabalhada como o banho de ouro da Parker 51    Outra curiosidade é a inscrição three times e na 51 está four times , ou seja a quantidade que o usuário teria que apertar a caneta para encher. Para um iniciante no mundo da coleção de canetas, adquirir um 21 é muito recomendável a caneta tem ótimos modelos, variações de tampas e cores e ainda é muito comum encontrar modelos baratos para o universo das canetas.

A Parker em 1955 lança o 2º modelo de 21 denominada de “Super 21”  e a primeira passou a ser conhecida com Standard. Sua Concha ficou mais estreita, isso é percebido se você colocar uma do lado da outra e assim percebera que a saída da pena é diferente.          

A nova 21 saiu com 5  cores foi acrescido o cinza mais a tampa é toda modificada,  Nº 21 fica ladeado pela Marca Parker No anel da tampa, a flecha está bem nítida e existem ate duas formas de anéis que é a parte intermediaria entre o corpo e a concha, mas as tampas ganharam muitas versões e variações que recebem os nomes de  Super 21 é a tampa toda em aço, a com a tampa toda folheada a ouro é chamada de Custom, saiu também a tampa de aço com linhas verticais e o clipe em banho de ouro que é a chamada e a mais cobiçada  “de Luxe” e a de tampa em aço e o clipe em cromo prateado denominada de Standard, não podemos esquecer da tampa de prata com o clipe em banho de ouro a Silver, outras cores, e outras tampas  foram acrescidas depois que a Parker lançou a 41 que chegou a ter nove cores e era mais requintada que a 21, inclusive a famosa escama de peixe, e a cobiçada Flighter,  existe uma certa duvida sobre o seu período de fabricação mais a maioria dos especialistas determinam que o modelo saiu com mais algumas variações de tampa até 1970.

Em 1970 é lançada a ultimo modelo de Parker 21 onde a principal mudança está no clipe que agora tem mesmo a flecha e o botão acima da tampa que agora é invertido como se fosse uma cavidade lembrando nesse ponto a Parker 45, mas sua produção era mais para o consumidor europeu, que ainda buscava a marca que seguia forte na linha estudantil. Ela saiu até o fim da década de 1970 e alguns colecionadores alegam que tem mais de 9 cores em seus modelos, em minha coleção eu possuo 7 modelos que são: Cinza, Vermelho escuro, vermelho claro, azul, verde, preto e a Fligter toda de aço, este modelo pouco chegou ao Brasil e tem uma grande procura entre os apreciadores, quando encontrar uma por ai se estiver a venda e você com as condições de compra adquire-a sem se preocupar será uma grande aquisição para a sua coleção.

Na foto acima dá para perceber a mudança do clipe que agora tem um afundamento na base do top  da tampa da Parker 21, lembro que existem ainda os modelos com as tampas folheadas a ouro que saíram em menor escala e outras variações, tudo isso,   para não competir com a Parker 51 , esses modelos são muito cobiçados pelos colecionadores.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias relacionadas

Copyright © 2025 Canetas Godê. Todos os direitos reservados.