
A Caneta chinesa no mercado de canetas tem uma péssima fama e é depreciada pelos colecionadores de modo geral. Eu mesmo já fui um deles que criticava, criticava e criticava mas sempre que aparecia uma caneta da marca Hero diferente eu comprava e ficava quieto, estou admitindo o vicio.
Mas as canetas chinesas mudaram muito nesse século e hoje são vistas com um pouco mais de compaixão pelos colecionadores. Eu percebi que no mundo das canetas as que vem da China tem a função de preparar o futuro apreciador de canetas, por que pelo preço ele pode começar a comprar e experimentar e depois ele aumenta seus gastos e se aventura em outras marcas.

O triste das canetas Chinesas é sua pouca criatividade, eles adoram copiar uma caneta consagrada e aproveitar sua fama.
Para os mais antigos o ritual de usar uma caneta tinteiro era feito pela escola, os pais presenteavam os filhos como uma caneta da marca: Skater, Victory e Compactor e depois a pessoa ia se interessando e buscando uma caneta mais refinada, hoje a caneta chinesa é que faz essa apresentação e a conquista do novo apreciador de canetas vem pelo o olhar, o observar alguem usando é asssim que o futuro apreciador aprende a desejar ter uma caneta tinteiro, e, lógico busca uma simples para aprender.
Melhor desejar uma caneta tinteiro e começar a usar uma chinesa do que ficar na BIC eternamente, assim logo ele escrevendo com uma caneta chinesa estará em breve procurando uma caneta de marca mais famosa e mesmo assim continuará com o respeito pelas canetas mais singelas.

A Caneta Chinesa tem um defeito que é a sua falta de criatividade muitos fabricantes insistem em copiar modelos consagrados das grandes marcas , por isso ela adquiriu a copia de ser FAKE mas algumas marcas produzem modelos por decadas da mesma linha mas surgiram algumas Marcas novas como a Jinhao, Wing Sung que tambem cometem o erro de fazer replicas ao invés de oferecer canetas diferentes

A Jinhao 86 é uma quase replica de uma outra caneta famosa que está no mercado a bem mais tempo.
Na Decada de 1980 chegava aqui no Brasil uma caneta chamada de “Ta Tung” que Hoje nem se fala nela mas ela tinha uma enorme qualidade e não escondia o fato de ser chinesa é o caso da Hero que está no mercado brasileiro a quase 60 anos com os mesmos modelos que usam numeros com a 616 e 240 isso ajuda na assimilação e mesmo assim ela não altera em nada seus modelos, pode ser ruim para um colecionador tradicional com certeza mas para o iniciante é bom por que mostra a durabilidade e a certeza de que a caneta é um instrumento de permanencia .
A Marca Hero é de 1931 e tem um forte apelo para a geração dos anos 1970 e 1980 que não tinham muito dinheiro para investir mas foi graças as canetas Hero que nasceu a apreciação por marcas consagradas.

A Hero como fabricante de canetas Chinesas busca ser mais autêntica na fabricação de seus modelos.

A Wing Sung utiliza matérias diferenciados mas continua se inspirando em modelos de outros fabricantes .
Então meu amigo iniciante não tenha receio de adquirir sua caneta Chinesa e valorize ela por que ela te levará muito longe, eu mesmo tenho uma Hero Verde 329 que me acompanha desde 2006 e está aqui bela e jovem no meu Porta-canetas, já esteve do lado de varias outras canetas que foram para a coleção mas ela permanece sempre perto e espero que seja assim por muitos anos ainda.
Espero ter ajudado a voce perceber a importância das Canetas Chinesas para o mercado nacional, ela ajuda a despertar o gosto pelas canetas Tinteiro e estimular novos apaixonados pelo assunto.