A Pilot Pen do Brasil iniciou suas atividades em 1954 e revolucionou o mercado de escrita em pouco tempo, aqui no Brasil ela fez mais sucesso pelas canetas e sua tinta era mais restrita devido às dificuldades de distribuição de um produto.
No Seu inicio aqui no Brasil o Vidro da Pilot era bem pequeno e vinha numa bela caixinha que combinava duas cores a Azul e a Vermelha, e foi pensado para ser um item de uma mesa de escritório ou para o uso de estudantes em suas bolsas, que muitas vezes levavam para a escola os seus vidros de tinta.


A Tinta atual da Pilot vem do Japão em frasco de 500 ml ou já no vidro para o consumidor final em vidro de 30 ml geralmente na cor azul ou Preta, mas são de uma excelente qualidade e como todo fabricante de tinta tem seus segredos de produção que não devem ser revelados. Mas o vidro e a tinta chegaram a ser fabricado no Brasil entre as décadas de 50 até inicio dos anos 70, mas devido à concorrência das outras marcas ela ficou muito restrita a sua produção e distribuição aqui em São Paulo, e Pilot desistiu da fabricação de tintas quando procura e o uso entrou em declínio por causa das esferográficas que dominavam o mercado especialmente o Escolar.

Sua Cor era muito forte inicialmente para os padrões brasileiros que gostam de cores mais suaves e que não atravessem o papel, mas era comum observar pessoas utilizarem a tinta de caneta Pilot para molhar as almofadas de carimbo. Isso é até hoje um mistério para mim.
A Pilot também trabalhava outras cores como o vermelho e verde, são vidros raros de ser encontrados nos dias de hoje pelos colecionadores, mas depois do reaparecimento das canetas tinteiros nos anos 80 a cor que vem do Japão é somente o Azul e preto para o publico geral, mas existem as cores especiais como a Série Iroshizuku que tem tantos cuidados em sua fabricação que muitos trabalhadores da fabrica tem um juramento para evitar que algum segredo de sua fabricação seja anunciado sem a devida autorização, cada frasco de vidro é lavado diversas vezes e isento de qualquer substancia que possa atrapalhar e prejudicar a tonalidade e desempenho da tinta Segue abaixo a paleta de cores das tonalidades que podem ser encontradas aqui no Brasil.
Cores Disponíveis:
Azaleia (INK-50 TT)
Azul-Céu (INK-50 AMA)
Azul Céu Profundo (INK-50 KO)
Beleza Japonesa (INK-50 MS)
Carvão de Bamboo (INK-50 TAK)
Castanha Selvagem (INK-50 YG)
Chuva de Outono (INK-50 KS)
Cosmos (INK-50 KM)
Flor Asiática (INK-50 TS)
Floresta de Bamboo (INK-50 CHK)
Folhas de Outono (INK-50 MO)
Glória da Manhã (INK-50 AS)
Hortência (INK-50 AJ)
Inverno Caqui (INK-50 FG)
Mar profundo (INK-50 SNK)
Orvalho no Pinheiro (INK-50 SY)
Pavão (INK-50 KJ)
Pôr do sol (INK-50 YU)
Rabo de cavalo (INK-50 TK)
Velho inverno (INK-50 FS)
Verde-Floresta (INK-50 SHR)
Vinho de glória (INK-50 YB)

https://www.pilotpen.com.br/wp-content/uploads/2020/07/INK_50_AZALEIA_.png
Observe que o vidro tem um encaixe no seu fundo para que o dono do vidro possa utilizar até o ultima gota deste precioso liquido e suas bordas internas são arredondadas para escoar até a última gota.
A Pilot sempre se preocupou com a qualidade do seu produto e o frasco da tinta teve um belo formato de Trapézio Retângulo que nos acompanhou pelos nossos primeiros anos escolares.

No Conjunto acima a Pilot deixava dentro da caixinha um papelzinho que trazia informações sobre a fabricação da tinta e sua data de produção


O Vidro não modificou ao longo do tempo seu formato, mas o conteúdo foi se adaptando para se igualar na quantidade de Mililitros que era padrão dos concorrentes.


Na Foto acima está o vidro dos anos 60 com o estilo bem brasileiro é com certeza o mais lembrado pelo publico em geral e a tinta era nesses anos muito forte na cor.

Desde os anos 2000 a Pilot trabalha com um vidro menor com apenas 30 ML e é comercializado em somente as cores azul e preto.
Como Fabricante de Tinta para caneta que se chama Godê, eu preciso destacar a qualidade da Marca Pilot, é para mim um orgulho quando comparam a tinta fabricada por mim com a Pilot eu me sinto recompensado e grato pelo meu trabalho.
Obrigado por sua companhia e espero em breve um novo encontro para falarmos sobre ao fascinante mundo das canetas e suas tintas.