
https://i.etsystatic.com/6800579/r/il/a54ae9/3344849600/il_fullxfull.3344849600_rho3.jpg
Estávamos em 1951 quando a Sheaffer’s resolveu inovar criando um novo conceito de caneta e sempre com o processo de associação ao que dava certo, no final da década de 40 a marca havia lançado uma caneta que era cheia pelo vácuo denominada de touchdown uma menção meio fora de sentido para os brasileiros, mas muito inteligível para os norte-americanos por que o touchdown é uma lance do futebol americano onde o jogador corre livre e marca ponto. Porque havia uma haste metálica que corria solta dentro do corpo da caneta para encher o tubo de borracha que era o reservatório para a tinta. Esse sistema foi muito utilizado nas Sheaffer’s Imperial assunto trabalhado aqui não faz muito tempo.
Essa caneta estava vendendo bem e tinha um modelo denominado TM (Thim model) que significa modelo mais leve ou delicado e é ai que surge uma ideia para a Snorkel por causa desse sistema as canetas e às vezes por descuido ou descaso do usuário ao encher o instrumento de escrita tocava com a pena o fundo do vidro de tinta podendo danificar a pena cilíndrica, a Sheaffer’s chegou até a utilizar um vidro de tinta que tinha um espaço reservado para captar o liquido do frasco na parte superior perto da abertura para evitar esse contato da pena com o fundo do vidro que pode ser prejudicial para o sistema de alimentação da caneta, Observe na figura abaixo a inovação que foi a Caneta Snorkel.

https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRA_AodhDP3_ktZJVNfLVGq146kT4s2YUZdbQ&s
A Snorkel tem uma certa dificuldade para a manutenção ela como todas as canetas tinteiros a agua é sua amiga, mas também sua inimiga caso você guarde ela cheia ou meio úmida. É que o seu mecanismo de enchimento é mais sensível à oxidação fora isso fazendo a devida manutenção é uma caneta muito segura.
Quando a Sheaffer’s Snorkel chegou ao comércio chamou muito a atenção do publico especialmente o mais jovem e ela caprichou em cores alegres e as cores pastel para o publico feminino.

https://i.pinimg.com/736x/eb/58/d3/eb58d391d204b7a4cdf76f46cbde24c1.jpg
A Caneta Snorkel tem um publico definido até os dias de hoje e ela tem uma enorme variedade de modelos algumas com a pena cilíndrica e outras com penas expostas, mas para ser considerada uma snorkel ela precisa ter como fundamento o enchimento pelo tubo que sai do alimentador e avança para fora do corpo da caneta lembrando o “periscópio de um submarino”.
A Figura abaixo foi retirada do catalogo de 1955 para que o leitor tenha uma visão da caneta e o seu mecanismo.

https://parkersheaffer.com/wp-content/uploads/1-3.jpg

https://i.ebayimg.com/images/g/–AAAOSwEDtbeY6v/s-l400.jpg
São elas as verdadeiras causadoras das guerras de tinta que é explorado em cenas do cinema típicas dos anos 50, só ela é capaz de lançar tinta longe a ponto de dar uma “cusparada” de tinta em alguém e o motivo é esse tubinho que puxa, mas pode jogar a tinta, ela é impulsionada por uma mola interna vista no centro da foto abaixo.

https://sala.melda.info/sheaffer_snorkel/sheaffer_snorkel_parts_web.jpg
A Snorkel teve 14 modelos, mas alguns colecionadores alegam que o numero ultrapassa os 17 modelos se consideramos os “Desk Pens” que são aquelas canetas fixas numa base de mármore usada em mesa de escritório que tinham mecanismo Snorkel, e algumas são muito difíceis de serem encontradas considerando as montagens de fabrica e as demonstrator. Elas foram produzidas de 1952 até 1959 sendo substituída pela PFM que é um outro modelo que merece ter sua história contada aqui.
As Demonstrator são canetas produzidas em material transparente para mostrar o mecanismo para possíveis compradores muito utilizados pelos representantes em suas visitas nas lojas de caneta.

A DIFICIL CATALOGAÇÃO DA SHEAFFER’S SNORKEL
A Tabela abaixo é uma forma de identificar as Snorkel e as suas respectivas cores utilizadas em cada modelo, isso eleva a quantidade de Sheaffer’s em mais de 90 canetas diferentes, mas veja que nem todas tinham todas as cores e isso possibilita que possa ter vários “Frankenstein” por ai, ou seja, canetas montadas com o corpo ou cor de outra, a tabela é muito útil para conferir algum modelo antes de alguma comercialização futura, a tabela pertencia ao catalogo da Sheaffer’s da época. Os Modelos são:
MASTERPIECE: São canetas em ouro o corpo, tampa e pena podendo ser em 14 quilates ou 9 quilates sendo que essa foi produzida na Inglaterra.
TRIUMPH: Corpo tampa e pena folheada em ouro 12 K e a concha preta
AUTOGRAF: Disponível na Cor Preta com uma faixa larga na tampa de ouro 14 quilates
SIGNATURE: Teve 4 cores: preto, verde claro e duas tonalidades de bordô o corpo e tampa na mesma cor e uma faixa larga dourada na tampa.
CREST: Fabricada em 8 cores: preto, bordô, verde, azul, cinza, vermelho, oliva e rosa sua tampa é folheada a ouro.
SENTINEL: Disponível em 12 cores preto, bordô, verde, azul, cinza, vinho, duas tonalidade de vermelho, mandarim, oliva, azul claro e rosa. Sua tampa era em aço e anel e clip dourados.
VALIANT: Foram 12 cores: preto, bordô, verde, três tonalidades de azul, cinza, vinho, vermelho, mandarim, oliva e rosa. Pena Cilíndrica e corpo e tampa da mesma cor e faixa dourada na tampa e clip dourado
CLIPPER: Sua Pena é de Paládio, tampa em aço e o anel e clip dourados foi fabricada em 11 cores: preto, bordô, verde, azul, cinza, vinho, vermelho, mandarim, oliva, azul claro e rosa.
STATESMAM: 11 cores ela é igual à Valiant, só que a sua pena é em paládio nas cores: preto, bordô, verde, azul, cinza, vinho, vermelho, mandarim, oliva, azul claro e rosa.
PENAS EXPOSTAS
SOVEREING: Clip de folheado a ouro escrito Sheaffer’s pena exposta em ouro 14 K em 9 cores: preto, bordô, verde, azul, cinza, duas tonalidade de vermelho, oliva e rosa.
SARATOGA: Tampa e corpo em plástico, pena exposta em ouro 14 k anel e clip dourados em 5 cores: Preto, bordô, verde, azul e cinza.
ADMIRAL: Em 9 cores: Preto, Bordô, verde, azul, cinza, duas tonalidades de vermelho, oliva e rosa ela é igual à Saratoga com a pena exposta, mas era mais rígida e longa.
SPECIAL: Disponível 5 cores Preto, Bordô, verde, azul e cinza, seu corpo e tampa é da mesma cor, tem o anel dourado largo, mas seu clip está escrito Sheaffer “s sua pena é exposta e escrito Paladium Silver”.
Foram mais de 90 canetas Snorkel sem considerar as canetas demonstrador e Desk pens

https://cdn.shopify.com/s/files/1/0808/3652/6390/files/Snorkel-3.png?v=1694197315
Modelos de Pena Exposta

https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTE8DpdfVYGw5YD7KuVWTnGRjNS8u-y7SjDkA&s
Pena Triumph ou Cilíndrica

Espero ter ajudado os apreciadores do modelo com este artigo, lembrando que é muito escassa literatura sobre a Sheaffer’s Snorkel na língua portuguesa e deixo o leitor a vontade para perguntar ou mesmo acrescentar alguma coisa que eu tenha esquecido, muitas canetas Snorkel eu nunca vi pessoalmente e seria até interessante saber quantas de fato ainda existem e os modelos, por que ela a cada ano fica mais restrita no meio do colecionismo, recomendo para quem está começando a sua coleção tomar muito cuidado com as canetas montadas que no modelo snorkel é muito fácil de ver e adquirir por engano.
Até Breve.